sábado, 28 de fevereiro de 2009

TIVE TONTURA HOJE - TONTURAS NA GRAVIDEZ

Nossa hoje tive duas vezes tontura, pensei que fosse desmaiar, só quando deitei foi que fui melhorando. Por curiosidade procurei na net o que ocasiona isso já que é a segunda vez que tenho, aí segue:

A sensação de desequilíbrio, comum no início da gravidez, é decorrente da queda de pressão arterial. Isso porque o aumento do volume de sangue circulante no corpo da grávida (em média 1,5 litro a mais) pode, às vezes, sobrecarregar o coração, que leva mais tempo para bombear sangue para o cérebro. A partir do quinto mês, a circulação também pode ficar comprometida pela pressão do útero sobre algumas veias, ou mesmo por causa de posturas inadequadas, que dificultam a irrigação cerebral. "Se deitar com a barriga para cima, por exemplo, o útero vai comprimir a veia cava da gestante, que pode até desmaiar se permanecer muito tempo assim", alerta o obstetra Dalton Matsuo. O especialista ressalta que calor e jejum prolongado também provocam tonturas.


O que fazer: Use roupas leves e frescas, evitando lugares pouco arejados. Nada de movimentos bruscos. Quando você se levanta de repente, a gravidade faz com que o fluxo sanguíneo se direcione para os pés, diminuindo a pressão arterial. É o que os médicos chamam de hipotensão postural. Por isso, ao sair da cama, permaneça sentada por alguns minutos antes de se colocar em pé. Melhor dormir de lado, com as pernas um pouco elevadas sobre uma almofada ou travesseiro. E, para variar, evite ficar muitas horas sem comer.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1592-10553,00-TONTURA+NA+GRAVIDEZ.html

Tonturas

1. Tenho sentido tonturas, porquê?

No começo da gravidez, você pode sentir um pouco de tontura e ter enjôos e náusea. O seu sistema circulatório está se expandindo rapidamento pois o seu volume sanguíneo está aumentando. No segundo trimestre, o útero em crescimento coloca pressão sobre as veias sanguíneas, o que também pode causar as tonturas. E também não é incomum sentir-se um pouco tonta durante toda a gravidez por uma série de motivos. Você pode sentir-se um pouco tonta se não se alimentou corretamente, se o clima está muito quente ou se você se levantar de repente.

2. O que fazer para aliviar as tonturas?

Isso vai depender na causa. O primeiro passo é sentar-se. Isso não somente ajuda a diminuir e exterminar a tontura como previne que você caia. Se você passa muito tempo fechada em um escritório, um pouco de ar fresco pode ser a solução. Ou, se você não comeu por duas horas, um lanche saudável vai ajudar a repor energias. Tome também água ou suco. Beba entre oito e dez copos de água ou suco por dia. Em alguns casos, a única ajuda é sentar-se ou deitar-se e esperar até que você se sinta melhor. Algumas ondas de tonturas podem te atingir a qualquer estágio da gravidez.

3. E essas ondas são perigosas?

Sim, embora raramente. O maior perigo é o de desmaio. Embora não seja comum as pessoas desmaiarem como vemos na televisão mas você pode sentir como se fosse desmaiar. Se isso acontecer, sente-se e ponha a cabeça entre seus joelhos (se ainda for possível) ou deite-se em seu lado esquerdo. Essas posições ajudam a melhorar a circulação de sangue em seu cérebro, diminuindo a sensação de desmaio.

4. Quando chamar um médico?

Tonturas constantes ou tonturas acompanhadas de embassamento da visão e dores de cabeça ou palpitações podem ser simtomas de anemia ou outro problema mais sério que pode afetar a sua gravidez. Nesse caso, entre em contato imediato com o seu médico.

Fonte: http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/tontura.htm

0 comentários:

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008