sábado, 28 de março de 2009

ASMA NA GESTAÇÃO

Oi Gente!

Tive dois dias de asma (graças a Deus foi leve), isso há uns 10 dias atrás, lendo sobre o assunto segue matéria:

Momento mágico na vida das mulheres, a gestação requer cuidados especiais para se chegar a um parto tranquilo, sem riscos. Isso vale para a saúde de modo geral, inclusive para a respiratória. “Num quadro de asma, por exemplo, o ideal é buscar a orientação de um especialista e seguir direitinho todas as recomendações relacionadas ao tratamento”, adverte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

Diversos fatores podem favorecer o agravamento da asma na gravidez. Alteração hormonal, aumento do volume uterino que, consequentemente, empurra o diafragma, comprime o tórax e diminui a expansibilidade dos pulmões, além de aspectos emocionais, como ansiedade e insegurança. A gestante asmática, registre-se, é mais suscetível a contrair infecções respiratórias, especialmente pneumonias.

“Estatisticamente, a evolução da asma na gestante é proporcional. Em 1/3 há melhora das crises, 1/3 piora e 1/3 prossegue sem nenhuma alteração. Para manter um quadro controlado, recomendamos a procura imediata a um pneumologista para a realização de tratamento preventivo. Como a asma pode ser mais grave durante a gestação, é importante um atendimento frequente”, alerta o dr. Roberto Stirbulov, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e ex-presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

É importante que as gestantes não suspendam o uso de medicamentos, pois pode haver complicações indesejáveis. Aliás, o uso da budesonida, uma corticóide para inalação, apresenta boa segurança e é autorizado pela FDA, agência reguladora americana que controla alimentos, medicamentos, entre outros itens.

“Gravidez com asma não controlada aumenta o risco do bebê. As complicações tanto podem atingir a mãe, que pode ter pré-eclampsia, diabetes e rompimento prematuro da bolsa, como afetar a criança, que corre o risco de ter baixo peso ao nascer, entre outros problemas”, explica o dr. Stiburlov.

Ainda existem riscos, como a diminuição de oxigênio na corrente sanguínea da mãe, o que é fator de comprometimento do crescimento e da sobrevida do feto, impedindo-o de se desenvolver normalmente.

Os sintomas costumam melhorar durante as últimas quatro semanas da gravidez. Também é bom lembrar que a criança pode ou não nascer com a doença. Uma vez que se trata de um mal de origem genética, transmissível pelo gene da mãe ou do pai, não há como determinar antecipadamente.

“Vale reafirmar que o acompanhamento por um médico pneumologista é imprescindível para o bom termo da gravidez e para a saúde do bebê. Mantendo os cuidados para evitar as crises, a asma será bem controlada e a gestação tranquila”, finaliza Stiburlov.

O SEXO DO NOSSO BEBÊ É....

Olá Pessoal! Faz alguns dias que fiz a ultrasonografia para descobrir o sexo e adivinhem! É um MENININHOOOOOOOOO!!! Se chamará GABRIEL (Eu já havia mencionado esse nome e o significado e provável personalidade dele aqui no blog!

É isso aí GABRIEL amanhã estará completando 4 meses na BARRIGUINHA!

Estamos aguardando sua chegada!!!!



Beijos a todos!

MÚSICAS NA GESTAÇÃO


Recado às grávidas: som na caixa! Continuem ouvindo música sem achar que isso possa fazer mal ao seu bebê. Música durante a gestação faz bem para mamãe e ao queridinho.

Um estudo realizado em Taiwan, uma República a China, indicou que as gestantes que escutaram trinta minutos de música todos os dias durante duas semanas reduziram, e muito, os sintomas de depressão, estresse e ansiedade em comparação às gestantes que somente fizeram o pré-natal sem a intervenção da música.

O estudo selecionou diferentes tipos de músicas às mamães grávidas: música clássica, sons da natureza, canções infantis chinesas e canções de ninar. Todas elas surtiram efeito altamente positivo, aumentando também a atividade cerebral do bebê e fortalecendo o vínculo com a mãe.

Isso não significa que as mamães brasileiras tenham que começar a escutar música chinesa. Ainda bem! As mamães devem escutar música que as deixe bem, harmonizando o contato com o bebê e que a "desligue" por instantes do mundo.

Faça um teste: repita músicas gostosas de ouvir. Quando o bebê nascer, volte a cantarolar as mesmas canções da fase de gravidez. Seu filho vai ter a sensação de que já ouviu esse som “de algum lugar”. O semblante no rosto pode deixar nítida essa impressão.

Espertinho - O bebê já percebe os sons desde a 20ª e 21ª semana de gestação. Ele já ouve a mamãe conversar e cantar. As mamães podem até perceber se o som agradou ou não seu bebê dependendo se o pequeno ficou mais agitado ou tranqüilo na sua barriga. Lógico que rock pesado não seria o mais aconselhado ao pequeno.

Outros estudos indicam que uma música que a mamãe escute durante a gestação com freqüência e seja prazerosa e agradável faz com que o bebê, mesmo após o nascimento, ao ouvi-la a reconheça e se tranqüilize com o som que também já o agrada.

Existem profissionais de musicoterapia que podem ajudar ainda mais as mamães que querem fazer da música sua terapia durante a gestação. Em algumas clínicas de São Paulo, músicos são convidados (apenas voz e violão) enquanto a mamãe faz a ultrassonografia. Pelas imagens, a mãe vê seu filho curtindo as musiquinhas tocadas pelo músico. Bem interessante.

Como já vimos, é uma terapia válida e eficiente tanto para as mamães quanto para os bebês.



Dicas

A música deve agradar a mamãe. Não adianta colocar uma música clássica só porque dizem que é bom. Se a gestante não gosta, não será prazeroso nem benéfico. Pode-se aprender a gostar de estilos musicais diferentes.

Não precisa aumentar demais o som da música achando que o bebê não escutará lá dentro da barriga. O líquido amniótico é um bom condutor de som.

O bebê se sente realmente mais tranquilo quando escuta o som da voz da mamãe que é a primeira a ser reconhecida. Por isso, cante e converse muito com o pequeno dentro da sua barriga e fora também.

segunda-feira, 23 de março de 2009

15 SEMANAS DE GRAVIDEZ




O choque inicial de estar grávida talvez esteja começado a ir embora, agora você está mais confortável com toda essa coisa gravidez. Então, e agora? Bem-vinda ao jogo da espera. Você tem sorte pois sempre tem alguma coisa que você pode estar fazendo ou planeamento enquanto você estiver grávida. Mas porque não esperar um pouco e desfrutar a paz e sossego? Você vai sentir falta disso!!! :-)

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...

Seu corpo

Sua energia pode ter retornado, mas isso não significa que você deve ficar nos clubes até 4 horas da manhã todos os dias. Com um bebê crescendo dentro de ti, o sono é uma coisa que você não pode ficar sem. Experimente estes truques para derotar os lençóis.

Se a sua barriga está te atrapalhando para ter uma boa noite de sono,rodei-se de travesseiros e faça um ninho do tipo extra-confortável. Às vezes temperatura do ambiente pode afetar o sono, portanto, certifique-se que o seu ar condicionado está ligado se você estiver sentindo muito calor.

Algumas posições de dormir são mais confortáveis do que outras para mulheres grávidas. Deite-se no seu lado esquerdo: se você não tem costume de deitar-se de lado, comece então a praticar desde o primeiro trimestre. Essa posição é melhor para a circulação sanguínea, o feto recebe melhor os nutrientes e também facilita para os rins a eliminar os restos. Se acostumar com essa posição já no começo da gravidez, vai te ajudar a dormir melhor quando sua barriga estiver enorme.

Seu bebê


Embora muitas mulheres não começar a sentir o bebé deslocar até a 17ª semana (ou posterior), o seu bebé pode estar fazendo sua própria festa na Bolsa amniótica que ele chama de casa. Se você se sentir sua barriga um pouco avoroçada, inquieta esta semana, pode ser que não seja fome ou gases. Pode ser seu bebê pulando e dando soquinhos na sua barriga.

Veja o que mais deve estar acontecendo esta semana:

* A cabeça do bebê já está bem segura sobre um pescoço bem formado, em vez de diretamente sobre seus ombros. Esta semana deve estar começando a crescer sobrancelhas e cílios. (Tudo isso para que quando ele for adolescente poder te dar aquele olhar: "Mãe, você não viaja"). O cabelo também começa a crescer e, com algum estilo bem criativo.
* Sua pele ainda é muito fina. Suas veias podem ser vistas através da pele. Uma fina camada de pêlos, chamada de lanugo, cobre o corpo do bebê. Geralmente desaparece ou diminui consideravelmente antes do nascimento.
* Apesar dos olhos do bebê estarem fechados e selados, eles já são sensíveis à luz. Seus olhos e ouvidos finalmente estão características reais agora.
Os olhos continuam a se mover para o centro da face mas ainda estão bem longe um do outro.Nesse período, em um ultrasom você poderá ter a sorte de vê-lo chupando o dedinho (polegar). Enquanto seu bebê estiver praticando sucção e deglutição ele poderá também soluçar. Ele soluça quando engole um pouco de líquido amniótico e além de normal soluçar um pouco faz bem para o bebê, não se preocupe! Você saberá quando ele está soluçando pois sentirá um pulinhos.
* Os ossos do seu bebê estão agora retendo bastante cálcio.
* Durante o próximo mês, seu bebé irá crescer mais rapidamente do que nunca, por isso, certifique-se de carregar alimentos nutritivos e fluidos (água, sucos,...) suficiente para apoiar o seu crescimento. A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 93 e 103mm. E ele vai estar pesando umas 55g.

Sua vida

Junto com a gravidez aparece um dizer na sua testa: "besta". Ao menos é dessa forma que o mundo do marketing te vê. Caminhe por uma loja de bebês e você será bombardeada com mais de 8000 coisas que você "deve" comprar para o seu bebê agora mesmo. Não se deixe cair pela propaganda e pelo marketing bem elaborado! O seu bebê necessita apenas de um número bem limitado de coisas básicas ao longo do primeiro ano. Não gaste com o que for surpéfluo, ele pode fazer falta quando o bebê nascer.

Ninguém melhor para dar conselhos do que quem já esteve grávida (e do seu médico, é claro). Possivelmente suas amigas, colegas e membros da família lhe darão dicas como, por exemplo, o que elas vestiram e o que ficou no armário até elas voltarem ao tamanho normal. Se elas não te derem dicas, não fique envergonhada e pergunte. Se você estiver sorte, elas podem lhe emprestar (ou mesmo vender mais barato) as suas "coisas de grávida".

Se você não for fixada em coisas de marca ou só compra produtos novos, você poderá economizar um bom dinheiro na hora de comprar o enxoval do bebê. Procure por anúncios nos classificados de jornal ou no Mercado Livre. Você vai ficar surpresa da forma rápida e barata que as pessoas estão dispostas a se livrar de seus artigos de bebê (carrinho, berço, banheirinha, cadeirinha para o carro,...).

Antes de se dirigir para as lojas, pegue uma amiga mamãe confiável para ajudar a mantê-la organizada (e um pouco mais imune a compra de artigos desnecessários ou muito caros).

Todas as compras você faz não tem que ser de coisas para o bebê. É importante que você sinta-se bem. Então cuide-se! Da próxima vez que você em uma loja compre alguma coisa para você, pode ser um batom novo ou qualquer outra coisa que faça você sentir-se bem!
O que você está pensando...
"Por que eu sinto como tudo isso está acontecendo tão rápido e tão lentamente ao mesmo tempo?"
Faz bem comer...

Nesta semana seu bebê vai precisar de uma dose extra de cálcio! Procure não deixar de comer proteínas, vitaminas, ferro,... Veja abaixo alguns alimentos ricos em cálcio:

* leites;
* iogurtes;
* peixes;
* espinafre;
* amêndoa;
* gergelim;
* sardinha;
* flor crua de brócolis;
* aveia;
* couve-manteiga;
* avelã;
* castanha-do-pará;
* agrião.

A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos principalmente. Por isso procure não consumir alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio.
É bom saber...
Dicas nutricionais para melhor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos:

* Cozinhar os alimentos com casca e só depois os descascar;
* Não cozinhe demais os legumes. Isso evita a perda de vitaminas e minerais;
* O ideal é comer verduras cruas;
* Coma frutas como maçã e pêra com casca;
* Consumir frutas logo depois de cortadas;
* Prefira cozinhar com óleo ao invés de banha;
* Quando for ao mercado, veja o prazo de validade dos produtos;
* Guardar frutas e legumes em lugar fresco, à sombra ou nas gavetas de baixo da geladeira. Devem ser consumidas dentro de uma semana;
* Colocar os vegetais para cozinhar em panelas tampadas e com o mínimo de água fervida possível;
* Dar preferência ás panelas de ferro, porcelana, vidro ou barro para o cozimento. As panelas de alumínio ou anti-aderentes, com uso, liberam substancias tóxicas que ficam impregnadas nas frutas e legumes;
* Reutilizar a água do preparo dos alimentos para fazer arroz, feijão, sopas e molhos, pois ela é rica em nutrientes e sais minerais.

Futuro papai

Seja carinhoso com a mamãe. Pesquisas revelam que quanto mais carinho a mãe recebe mais carinho ela dá ao bebê (e a você também). Lembre-se que carinho não é sinônimo de sexo. Apesar do sexo na gravidez não faz mal a mulher nem ao seu bebê, pois o bebê está protegido e o pênis não o alcança. Lembre que o sexo vai depender do estado emocional da sua esposa, pois com o turbilhão de hormônios que a gravidez provoca a libido fica alterada, seja compreensivo. Algumas mulheres sentem mais vontade de fazer sexo enquanto outras não. A relação sexual só é contra-indicada em alguns casos de histórico de aborto e quando há perda de líquido amniótico ou sangue.


FONTE:http://saude.fok.com.br/gravidez/semana-15.html

sexta-feira, 6 de março de 2009

MINHA ULTRA COM 12 SEMANAS

Olá Pessoal!!!

Estou de volta a ativa, fiz o exame e graças a Deus tudo ocorreu bem, a placenta subiu e a médica finalmente me liberou!!! Na Ultra dá para ver o bebê tão lindooooooo!!!! Bracinhos, perninhas, dedinhos, nariz...e o exame da translucência nucal deu tudo ok! Estou Feliz!!!



Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008