quarta-feira, 15 de abril de 2009

18 SEMANAS DE GRAVIDEZ



Agora que você está no segundo trimestre e que você está se sentindo fabulosa, aproveite para ver seus amigos (eles sentiram sua falta depois que você mudou a hora de dormir para as 19h), planeje jantares românticos com seu marido, não desperdice este tempo! Mantenha-se ativa! Sky aquático pode parecer um pouco demais, mas nadar, e fazer em longas caminhadas são ótimas para você e seu bambino.

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...

Seu corpo

Mais ou menos depois de 18 semanas, você pode começar a sentir uma agitação em sua barriga, são os primeiros movimentos do bebê, ele está fazendo ondas... Nas próximas semanas, esses sentimentos se tornarão mais evidentes. E em breve será será mais evidente e você poderá sentir e quase ver os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento em toda a sua barriga.

Dores de gás são um modo de vida agora, portanto, é comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão. Se você não começar a sentir a agitação do seu bebê ainda, não se preocupe. Este acontecimento acontece em períodos diferentes para pessoas diferentes. Se você notar uma clara falta de movimentação fetal após sentir o seu bebê pela primeira vez, provavelmente não é nada demais, mas não custa entrar em contato com seu médico.

Se você estiver sentindo fome durante estes dias, renda-se (com moderação). É especialmente importante ingerir carboidratos para suprir as necessidades energéticas de ambos, suas e de seu bebê. Por isso, mantenha a dieta de Atkins longe por no mínimo 22 semanas.

Converse com seu médico sobre as possibilidades de se fazer atividades físicas. Fazer atividades físicas melhora a circulação sanguínea, você relaxa e descansa. Algumas atividades como hidroginástica, ioga para gestantes, massagem linfática e relaxamentos são muito indicados.

O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, uns 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganhado até agora por volta de 4,5 à 5,8kg mas, claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se você acha que está ganhando muito peso, converse com o seu médico e peça uma sugestão para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar com um nutricionista.

Sentir tonturas e sensação de fraqueza é normal durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam desde que sejam passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa contate seu médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.

Seu bebê

As orelhas do seu bebê estão posicionadas no local correto agora e estão completamente formadas, agora seu bebê pode te ouvir. Já está na hora de você começar a abandonar algumas palavras do seu vocabulário, caso você tenha uma "boca suja"!

Outros destaques desta semana:

Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do seu bebê. E isso é uma coisa boa.

Os nervos do seu bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora revestimento os nervos do seu bebê.

A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 12,5 e 14cm. O peso do feto é agora de 160g aproximadamente.
Sua vida

Colocar seu bebê para dormir se tornará uma das suas missões na vida (os outros serão alimentação e depois ter certeza que o alimento está saindo do outro lado). Uma boa maneira de começar esta tarefa é ter certeza que você pode mudar rapidamente o quarto do bebê de iluminado e arejado para escuriho, pronto para a soneca.

Não gaste dinheiro com tratamentos de janela. Salve alguns tostões e faça a suas próprias cortinas, utilize os famosos blackouts . E você nem sequer terá que costurar para fazê-lo. Em uma loja de departamentos da sua cidade você encontrará os varões e o blackout pronto para ser colocado no varão. Você só precisará de uma ajudinha do seu marido para fazer a furação na parede!

O essencial para o quarto do bebê é o berço, cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar, cesta para suporte, lixeira e uma iluminação adequada. Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua movimentação, a fala e gestos; use-os colados na parede para eliminar riscos de quebra.

Tapetes de borracha antialérgicos, cortinas removíveis e laváveis, móveis sem quinas e piso revestido de vinil ou laminado plástico para evitar poeira completam o conjunto e oferecem segurança.
Faz bem comer...

Leite, queijo, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão, couve, folhas de mostarda, tofu processado com sais de cálcio, pois são ricos em cálcio.
É bom saber...
As mulheres grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para produçao de leite após o nascimento do bebê. Se sua alimentação é pobre neste mineral, você pode ter cãimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde em sua vida. Isso porque, se você não ingere cálcio, seu bebê o retira de suas reservas, principalmente de seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Futuro papai

Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai se sentir um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e se livrar de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você vai se sentir mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes vai ficar frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, só escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. Esse é o melhor presente que você pode dar.

domingo, 5 de abril de 2009

17 SEMANAS DE GESTAÇÃO

Até agora você está bem consciente de que está grávida, mesmo se o seu "Mini" ainda não tenha começado a fazer muita bagunça. Você vai sentir algumas dores aleatórias em lugares estranhos de acordo com o crescimento do seu útero. Tudo isso faz parte dessa jornada de ser mãe, então se preocupe muito. Preste atenção nos chutes que você vai, ou está sentindo, que é uma maneira que seu bebê tem para que sua presença seja conhecida. Aproveite!

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...
Seu corpo

Vamos falar de mensagens contraditórias. Depois de passar toda a sua vida tentando evitar ganhar peso, agora você foi aconselhada a ganhar peso. Mas não para ganhar peso em demasia, é claro. E não o tipo errado de peso. É desgastante. A questão de fundo é esta: É essencial para se obter uma quantidade adequada de peso, mas através de alimentos saudáveis, e não milkshakes e sanduíches. Peça para seu médico, ou para um nutricionist elaborar um plano de ganho de peso para você.

Agora não é o momento de dieta. Você nunca deve tentar limitar calorias enquanto você estiver grávida, mas também não deve comer demais. Não se preocupe em ganhar mais peso enquanto grávida. Você pode perderá depois do bebê nascer. Lembre-se que uma mulher grávida tem que consumir cerca de 300 calorias extras por dia, o que, na verdade, não é muito, pode ser apenas um pequeno lanche, umas bolachinhas salgadas com queijo, ou seja, não coma por dois.

O seu útero deve estar agora 5cm abaixo do seu umbigo, está ficando cada vez mais arredondado. Quando o seu companheiro te abraçar, ele poderá notar a diferença em seu abdômen.

Sentir os movimentos do bebê é um sinal visível para a mãe de que tudo está indo bem, especialmente se você já teve uma gravidez mal sucedida. Mas, se você ainda não sentiu o bebê chutar ou não tem certeza, não se preocupe pois tudo está normal. Geralmente é entre as semanas 16 e 20 que a maioria das mulheres conseguem sentir, e ter certeza de que foi o bebê que se mexeu.

Neste período pode surgir Epistaxe (sangramento pelo nariz e sangramentos gengivais) devido à elevação da pressão arterial.

No primeiro caso, deite a cabeça para trás, enrole um gelo num pano e coloque-o sobre o nariz. Outro ponto negativo a se observar são os cloasmas (manchas de cor marrom-clara nas bochechas, testa ou buço). Para esse problema ainda não foi encontrada solução, mas para evitar que as manchas escureçam, não tome sol, caso contrário, use sempre um filtro solar adequado à sua pele, com proteção UVA, UVB e UVC. Em casos mais leves, elas somem depois do nascimento do nenê.
Seu bebê

Falando em ganhar peso, é isto o que vai acontecer com seu bebê esta semana. Nesta semana o seu bebê começa a ganhar algumas camadas de gordura (tecido adiposo), importante para o controle da temperatura e metabolismo do corpo, assim ele não passará frio quando nascer. O peso do seu bebê irá aumentar cerca de seis vezes ao longo das próximas quatro semanas. Vale a pena saber que você não é a única que está crescendo!!!

Outros acontecimentos nesta semana:

Com 17 semanas de desenvolvimento, a quantidade de água no corpo é de 89g e gordura 0,5g. Ao nascer, o tecido adiposo estará pesando por volta de 2,4kg do peso total de um bebê de 3,5kg.

Dentro ou fora do útero, bebês gostam de brincar e, o seu já deve ter encontrado o seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical. Ele gosta de puxá-lo e segurá-lo. Às vezes ele segura tão forte que impede a passagem de oxigênio mas, não se preocupe, ele não segura por tanto tempo, portanto, nenhum problema ocorre com essas brincadeiras.

Seu bebê está trabalhando arduamente para aperfeiçoar seus reflexos de sucção e deglutição para melhor fazer suas refeições às 2, 5 e 8 da manhã em poucos meses! Como as unhas das mãos e dos pés já começaram a crescer, quando o bebê nascer vai estar na hora de cortar suas unhas...]

A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 11 e 13cm. O peso do feto dobrou nas duas últimas semanas e ele está agora com 110 gramas aproximadamente.
Sua vida

Se o herdeiro ou herdeira do trono terá seu próprio quarto (em vez da sua própria gaveta), agora é a hora de começar a pensar em como você gostaria de decorar o quartinho do bebê.

Não gaste uma fortuna, pois vai parecer que seu bebê nem vai gostar. Ele(a) vai vomitar, morder e fazer coco no seu quarto novo. :(

Qual mãe não gostaria de preparar um lindo quarto para o nenê que chega ao mundo? Mas cuidado para não exagerar na extravagância. O bebê precisa sim de um ambiente aconchegante, e não um lugar cheio de cores.

“Não enfeite demais o quarto, o excesso traz confusão visual e acúmulo de pó”, analisa a arquiteta Carla Arigón Felippi.

Alguns pontos devem ser observados na hora de decorar um quarto. Primordialmente, o bebê necessita de um ambiente tranqüilo, especialmente nos primeiros meses, para lhe assegurar proteção de ruídos e de aberturas repentinas de portas e janelas.

Em segundo lugar, a área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso, para atender o bebê com rapidez quando necessitar. Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejando a distribuição dos móveis. Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, com pinturas atóxicas e livres de PVC, independente do estilo escolhido.

Uma dica importante da arquiteta: “Faça uma linha reta entre a janela e a porta do quarto para descobrir o caminho da corrente de vento. Posicione a cama ou o berço fora deste espaço. A partir daí, distribua o guarda-roupa e bancadas”.

Dica: Poltronas podem ser de abrir transformando-se numa cama auxiliar, muito útil no caso de quartos para bebês. É importante acostumá-los em seu próprio quarto. Se você for dormir lá nos primeiros meses ficará mais fácil sair do quarto da criança, que estará ambientada. Claro que isso não é uma regra.

Mantenha em mente a segurança do bebê. O seu bebê irá rapidamente ser curioso começar a andar em seu novo espaço.

Compre para você uma roupa confortável e um par de sapatilhas. Você vai ver que vale a pena durante os primeiros dias em casa ... e daqueles madrugadas de alimentação.
Faz bem comer...

Alimentos ricos em ferro como peixes, frutos do mar e aves; ameixas e outras frutas secas; feijões; hortaliças folhosas (ex: couve, espinafre, brócolis), pois auxiliam na formação de sangue e evitam a anemia durante a gravidez.

A Vitamina C auxilia na retenção do ferro, portanto consuma alimentos ricos em vitamina C, como:

* Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
* Hortaliças: brócolis, pimentões verdes, tomate, aspargos, couve-flor, entre outros.

É bom saber...

A alimentação da gestante pode ter um impacto sobre quando seu filho vai entrar na puberdade. De acordo com um estudo neozelandês apresentado, neste mês, no encontro anual da The Endocrine Society, nos Estados Unidos, uma dieta rica em gorduras durante a gravidez e a amamentação pode levar os filhos à puberdade precoce e à obesidade mais tarde.

De acordo com os autores, da Universidade de Auckland, "isso poderia sugerir que o ambiente fetal nas mães alimentadas com muita gordura cumpre um papel mais importante na determinação do início puberal do que a nutrição na infância".

Fonte: The Endocrine Society’s 90th Annual Meeting. Junho de 2008

Futuro papai

Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê que a mãe se refere. Ela pode ficar ansiosa para que você os sinta e pode pedir que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto com ela. É só você colocar a mão e o bebê pára de mexer - não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo! Seja persistente e em poucos dias você estará participando desta brincadeira, inclusive sentindo o bebê chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; é lógico, depende da posição em que você está junto com a mamãe.

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008