terça-feira, 26 de maio de 2009

Minhas Fotos Grávida de 5 meses e meio





6 meses de Gravidez!!!!

24ª Semana de gravidez

Nesta altura do campeonato a realidade de ter um bebê já bateu na porta (talvez pelo fato de que você não conseguir ver seus pés :). Certifique-se de falar sobre como você está sentindo com as pessoas mais chegadas e importantes para você, amigas, pais, irmãos, médico, cabeleireira, a pessoa sentada ao seu lado no ônibus ... ah, fale pra todo mundo! Manifestar as suas dúvidas sobre "ser mãe" vai ajudar você se acostumar com a idéia.

Quer saber o que está acontecendo em seu corpo, seu bebê e sua vida esta semana? Continue lendo...


Seu corpo
Crescimento durante a gravidez é outro desses sintomas malucos que você não esperava. E você pode estar se perguntando quem está colocando Rogaine (tratamento de recrescimento capilar) em seu shampoo. Tudo isso deve-se ao acréscimo de hormônios em seu corpo.

Infelizmente, o crescimento de pêlos não é limitado a sua cabeça. Você pode começar a notar um cabelo (ou 47) em alguns lugares diferentes como nas bochechas, costas, barriga acima do lábio superior (aquele buço) e no queixo. Pode ser que algum metido a engraçadinho venha te chamar de mulher barbuda.

A boa notícia é que utilizar pinças, cera quente, sentinelle e eletrólise geralmente são aceitos como seguros durante a gravidez. A má notícia? Todos eles podem doer muito como, hum ... como depilação com cera. Então, fique à vontade para ignorar os pelos extras. Nós prometemos, seu obstetra não vai julgá-la mal.

O seu útero encontra-se agora entre 3,8 - 5,1cm acima de seu umbigo. Deve ser um pouco estranho ver que o seu umbigo está começando a "aparecer demais". Não se preocupe, ele voltará a seu estado pré-gravidez pouco após o parto.

Seu bebê

Seu bebê não está apenas sentado (sobre a bexiga) sem fazer nada, ele está trabalhando intensamente preparando para a vida fora do útero-aprimorando seus pulmões e ganhando uns quilos. Ele vai ganhar umas 200 gramas só nesta semana.

Outros destaques desta semana:

As coisas estão começando a ficar um pouco apertado no interior do útero, conforme o bebê cresce, e vai crescendo mais e mais. Suas costelas provavelmente não estão como nos bons e velhos tempos, quando elas não tinham um pé permanentemente entre elas. Detesto ser quem vai dizer isto para você, mas vai piorar antes que fique melhor.

As orelhas do seu bebê estão completamente funcionais agora. Você poderá notar que ruídos fortes e movimentos bruscos podem assustar o pequeno dentro de você. Ele está se acostumando com os sons do quotidiano no interior do útero: o som do seu coração batendo, seus pulmões inalando e exalando ar, o ronco do seu estômago, porque o seu marido prometeu que iria trazer aquele duplo hamburger e até agora não chegou!

O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome.

O bebê tem uma orelha interna agora plenamente desenvolvida. Isso significa o seu senso de equilíbrio está funcionando e ele sabe se está pendurado de cabeça para baixo ou de pé. Ele também pode sentir você em movimento, por isso vá em frente, coloque suas músicas favoritas e dance com seu bebê.

Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga mãe e dar chutes e socos fortes.


Faz bem comer...
Pão de gãos com levedo de cerveja e linhaça.

A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal

As células de levedura de cerveja são uma fonte de alto teor protéico, porém, ao contrário das fontes de proteína animal, tem a vantagem de possuir outros tipos de gorduras.

É bom saber...
Câimbras
Mais à frente, você poderá sentir câimbras principalmente quando estiver descansando. Isso ocorre devidas conseqüências do inchaço gestacional, cansaço e falta de alguns nutrientes. Faça sempre alongamentos e inclua em sua refeição alimentos ricos em sódio, potássio e cálcio.

Futuro papai
Tire muitas fotos da mamãe. Mesmo que ela não goste disso agora, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela "barriguinha". Peça para ela fazer uma pose tipo Demi Moore em Vanity Fair!

domingo, 3 de maio de 2009

Conversar com o bebê é muito importante!

Sentimentos

A comunicação verbal na gestação

O ambiente intra-uterino é o primeiro universo que o ser humano conhece e onde se originam as primeiras percepções que irão determinar o modo como ele se relacionará com o mundo aéreo, especialmente na primeira infância.

Tudo o que acontece durante esse período é esquecido ao nascer, porém fica registrado no inconsciente. Ao vivenciar situações semelhantes, a criança atuará segundo os mesmos padrões de comportamento adquiridos na vida gestacional.

Estruturalmente, o embrião humano já vem programado para a linguagem desde a concepção. Muito antes de ouvir, o que ocorre por volta do terceiro trimestre de vida pré-natal, o feto capta as vibrações dos sons das palavras emitidas pela voz materna, com todas as emoções que as acompanham.

Com o tempo, vai aprendendo a simbolizá-las, ou seja, dar-lhes um significado. Sendo involuntárias as reações fisiológicas maternas, como alteração de seu batimento cardíaco, pressão arterial e produção hormonal, a futura mamãe não pode evitar que o bebê capte seus sentimentos de maior angústia, ansiedade ou estresse, pois o ambiente intra-uterino sai da neutralidade e o coloca em sofrimento.

Neste momento, se a gestante conversar com seu filho, esclarecendo o que está ocorrendo, como está se sentindo e como se sente em relação a ele, libera os sentimentos, principalmente os mais negativos e diminui a intensidade da angústia, mantendo-se dentro de certo equilíbrio emocional, o que certamente será percebido por ele, pois o ambiente uterino tornar-se-á menos agressivo e, portanto, mais neutro.

Esta relação de troca com o feto é fundamental para a formação e fortalecimento do vínculo materno-filial. Funciona como atitude de respeito e amor pela saúde e bem-estar da criança que está sendo gestada.

Durante os meses de gravidez, o feto está diretamente ligado a tudo o que a mãe pensa, sente e fala a seu respeito. Em certo nível, estão em comunicação direta e permanente. Ele sente as mesmas emoções que ela e é por elas moldado. Aqui entra, desta forma, a importância do ambiente social e familiar mais próximo, em especial, a figura paterna. Se tudo o que toca a mãe, toca-o também, muito cedo o feto percebe a influência que o pai exerce sobre ela e, conseqüentemente, sobre ele.

Muito embora alguns pais sintam-se excluídos fisiologicamente desta relação, emocionalmente estão tão ligados quanto a figura materna e é de extrema importância que adquiram esta compreensão muito cedo, para que a relação familiar possa se desenvolver com maior harmonia e união.

São muitos os futuros papais e mamães que dizem se sentir constrangidos ao conversar com uma barriga. Este é o conceito mais equivocado, pois dentro do ventre materno existe um ser em formação e que necessita desta comunicação para se sentir amado, desejado, compreendido e respeitado.

A língua ouvida pelo feto será a sua língua e é por este motivo que terá maior facilidade em decodificar, aprender e utilizá-la posteriormente. É tão primordial a comunicação verbal durante a gestação que, ao nascer, o bebê, assim introduzido na palavra, já terá em seu vocabulário, um ou dois fonemas.

Além de ser uma fonte poderosíssima de formação vincular, funciona, também, como um exercício para a maternidade e paternidade, um reconhecimento de que o feto é a mesma pessoa que logo nascerá e com quem manterão o diálogo já iniciado na vida uterina e com quem compartilharão suas vidas.

Se o feto participa ativamente da manutenção da gravidez e determina o seu final, seja através do parto a termo, prematuridade ou aborto, a sintonia com a mãe é fundamental em todo este processo, até mesmo pelo tipo de parto que será realizado.

Se o parto a termo constitui-se num compromisso firmado entre mãe e o feto através de sinais sutis e complexos, portanto, com a participação ativa dele, não se pode dizer o mesmo em relação à cesariana, quando o bebê é pego de surpresa num momento em que não estava preparado para nascer.

Assim, a parturiente deve prepará-lo, esclarecendo o motivo real pelo qual o parto será antecipado, quer seja por opção ou necessidade, bem como, os procedimentos que serão realizados.

Estas atitudes expressam profundo respeito para com o bebê, além de lhe proporcionar um suporte emocional necessário num momento repleto de significados.

O parto, por si só, já é um processo eliciador de trauma emocional, haja vista a mudança radical e brusca de vivência que ocorre com o bebê. Ele sai de um ambiente tão conhecido, onde os sons internos maternos, os sons externos mais abafados, a luminosidade controlada, a temperatura mais constante, enfim, todo o referencial adquirido por longos meses, perde-se repentinamente. Daí a necessidade de aconchegá-lo ao peito materno logo ao nascer, para que reencontre e reconheça este mesmo referencial que o acolheu durante a vida pré-natal. Muito mais que isto, poder ouvir o som da voz materna que identifica quase que simultaneamente e que pronuncia as primeiras palavras na sua vinda à vida aérea.

A história de vida do bebê começa, portanto, anteriormente ao seu nascimento e pode ser estruturada de forma mais sadia, com compreensão, sintonia e respeito se, desde a concepção, for percebido como um ser em formação, como uma pessoa desejante, que sabe expressar suas necessidades se houver alguém que possa e consiga captar-lhes o sentido para satisfazê-las.

Não é necessário longo discurso. Breves palavras, porém, intensamente pronunciadas com a mais pura emoção, hão de significar muito, pois ele se sentirá compreendido e aceito, acolhido e amado por quem mais deseja ser.

Ana Maria Moratelli da Silva Rico
Psicóloga clínica

21 semanas completadas hoje = 5 meses e 1 semana



Sua Gravidez: 21ª Semana de gravidez

Vinte e um é um número mágico. Isso significa independência. Isso significa que você pode celebrar. Significa que você acabou de ganhar uma rodada de blackjack (lembra do jogo de cartas 21?). Em termos de gravidez, isso significa que você passou da metade e restam apenas 19 semanas!

Seu corpo

Você sabia que o crescimento da sua barriga é diretamente proporcional ao seu apetite sexual? Em outras palavras, quanto maior você ficar, mais seu apetite vai crescer. Essa é uma maneira doce de dizer que no segundo trimestre hormônios podem transformar você taradinha. (Finalmente um benefício físico que o seu marido pode realmente apreciar.

Desde que sua gravidez esteja indo bem, "fazer amor" é perfeitamente seguro e saudável. Em uma gravidez saudável, ter relações sexuais é perfeitamente normal, até mesmo no terceiro trimestre.

Houve um tempo em que você tentou diferentes posições sexuais a tempo todo. Agora que sua barriga está crescendo é a hora de você e seu marido serem criativos.

O sexo durante a gravidez pode trazer surpresas e não é raro casos de mulheres que tiveram o primeiro orgasmo durante a gestação. Além disso, o sexo exercita os músculos pélvicos, mantendo-os firmes e flexíveis para o parto. Mas, se por algum motivo seu médico recomendar abstinência, você e seu parceiro devem continuar trocando carícias, preservando assim, a intimidade sexual do casal.

No último mês, os obstetras oferecem orientações contraditórias. Alguns recomendam abstinência até o final da gravidez, outros apenas na última semana. Concordam na abstinência se existir algum risco obstétrico. Alguns recomendam sexo até o final mesmo, evitando-se ansiedades sexuais por parte da mulher.

Seu bebê

As chances são boas que você está sentindo alguém realizando acrobacias no seu útero. Existe algum outro sentimento tão legal quanto este? Outros destaques desta semana:

Agora o bebê já tem versão semelhante a que vai nascer, porém menor. Todas as suas características faciais estão formadas, o cabelo está crescendo em sua cabeça. Ela está mesmo agindo como um bebê e irá ocasionalmente chupa seu polegar ou boceja.

Os batimentos cardíacos do bebê estão ficando mais fortes e pode ser ouvido através do bom e antiquado estetoscópio. Peça um ouvir a sua próxima consulta pré-natal! Até a 21ª semana, a medula óssea fetal começa a criar células de sangue (leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos) feito anteriormente pelo fígado e baço. Isto pode não parecer excitante, mas é uma boa notícia.

O líquido amniótico que tem sido o colchão do seu baby, agora tem, também, outro propósito: Seu bebê pode usá-lo para a "prática" de deglutir. Sim, isso soa nojento (tal como muitos outros aspectos da gravidez), mas é um passo importante para o seu bebê, desta forma ele será capaz de deglutir assim que estiver no mundo real. O seu bebê já estava engolindo líquido amniótico por um tempo, mas agora, finalmente, os intestinos estão desenvolvidos o suficiente para que ele absorva pequenas quantidades de açúcar a partir contidas no líquido amniótico. O especialistas acreditam que engolindo o líquido aminiótico, permite o amadurecimento do sistema digestivo e condiciona-o a funcionar corretamente após o nascimento do bebê. E ser capaz de digerir o açúcar é efetivamente importante em todas as fases da vida. Ele também absorve água e cria restos que serão mandados para o intestino grosso.

A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 18cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 310 gramas.

Sua vida

Oferecer um quarto lindo ao recém-nascido, que será a alegria da casa, é o sonho dos pais, mas a decoração do quarto merece atenção especial. Além de beleza, é preciso ficar atento à segurança.

A euforia da chegada do bebê leva os pais a cometerem exageros na decoração do quarto. Muitas cores, bichos de pelúcia, roupas, brinquedos e móbiles enfeitam e dão um ar gracioso ao local, mas podem comprometer a saúde e a segurança do recém-nascido.

Para evitar riscos, são necessários alguns cuidados na decoração, começando pelo berço, afinal, é onde o bebê passará a maior parte do tempo. O espaço adequado entre as barras varia entre 6 e 7,5 centímetros, para evitar que a criança prenda a cabeça. Lençóis e cobertores devem ser presos ao colchão.

Até dois anos de idade, o bebê não necessita de travesseiro. Conforme Regina Maria Caatucci Gikas, pediatra e presidente do Departamento de Segurança da Sociedade de Pediatria de São Paulo, não há obrigação de protetor lateral no berço, no entanto, se os pais quiserem, não há problemas, desde que sejam simples, sem babados, justamente para evitar alguma asfixia. Mosquiteiros, só se forem fixados no teto, para evitar que o bebê se pendure no suporte.

O móbile também integra a decoração. Além de enfeitar, é estimulante visual e motor para o recémnascido, mas a pediatra alerta: "é necessário colocá-lo a uma altura que o bebê não alcance, partes do brinquedo podem se soltar e serem engolidas".

O acúmulo de poeira é outro ponto ao qual os pais devem estar atentos. Para garantir a saúde da criança, mantenha-a livre da poeira que provoca doenças respiratórias. Substitua bichos de pelúcia pelos de pano, que têm o mesmo apelo visual e são simples de lavar.

Opte por persianas de PVC em vez de cortinas de tecido, que acumulam pó. No chão, pisos de vinil e tapetes de borracha colorida, de manutenção simples, são ideais. Revestimentos de tecido nas paredes são difíceis de limpar e despertam alergias.
Faz bem comer...
Batida de frutas com laranja e banana. Pois tem vitamina C, potássio e cálcio, essenciais para a mamãe.

É bom saber...

A Cromoterapia é uma técnica milenar chinesa que aplica as cores para instituir o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Não há cor melhor ou pior, há a cor certa para cada objetivo.

No quarto do bebê, a Cromoterapia evita problemas como hiperatividade, relata Etles Maziero, psicoterapeuta e terapeuta corporal. "Certa vez, uma mãe me procurou porque não conseguia dominar a inquietude do filho. Pedi-lhe descrição detalhada de hábitos e da decoração do quarto da criança. Havia excesso da cor laranja, provocando a estimulação constante. Sugeri-lhe que substituísse a cor pelo azul claro. A mãe acatou e o problema se resolveu naturalmente".

A psicoterapeuta sugere que o quarto seja decorado com cores pastéis, como azul, verde, lilás, rosa, pêssego e branco. Não é recomendável cores com pigmentos amarelos, que são estimulantes, assim como ocorre com o vermelho e laranja. Num ambiente com muito estímulo visual e muito colorido, o bebê pode ficar hiperativo, ter dificuldades para dormir e ficar irritado. O preto, o marrom e o cinza também não são indicados, são cores frias, não são aconchegantes. "É importante os pais lembrarem que estamos em um processo de evolução grande, a criança já nasce muito ativa visualmente e só nos primeiros dias ela não fixa o olhar. A composição do quarto precisa ser harmônica, pois este ambiente não será usado somente no primeiro mês", conclui a psicóloga.

Futuro papai

Com o segundo trimestre sendo mais fácil, esse é um bom momento para refletir juntos. O primeiro trimestre já é uma memória e o "pesado" terceiro trimestre está por se iniciar. Agora é um bom momento para fazer uma viagem juntos (férias). Cheque com médico da sua mulher se realmente vocês podem viajar.

Procure o nome de um hospital próximo de onde irá passar os dias de descanso. Se por um inconveniente precisar de um médico, já saiba onde encontrar um. Se for uma viagem longa, evite ficar dentro do carro numa mesma posição, pois é incômodo para você e para a pessoinha que está dentro da mamãe. Pare o veículo a cada duas horas para se alongar e melhorar a circulação.

Ahhh, Após o parto, recomenda-se um período de abstinência até se recomeçar a vida sexual (aproximadamente de 4 a 6 semanas). No entanto, muitos casais mantêm atividade sexual bem antes disto. Você deve entender que sua mulher pode apresentar menos desejo sexual devido a alterações hormonais, com aumento da Prolactina e também pela exaustão do pós-parto e dos cuidados iniciais com o bebê. Melhor você ir pensando no assunto desde já!

sábado, 2 de maio de 2009

SOBRE AS TEMIDAS ESTRIAS

Elas afetam 90% das gestantes, deixando cicatrizes eternas nas mamas, abdômen, coxas, nádegas e quadris. Por isso é importante iniciar a prevenção o quanto antes.


Muitas candidatas à mamãe se apavoram só em pensar nas marcas de coloração branca que se instalam em definitivo no corpo ao longo da gestação. “Essas vilãs nada mais são do que cicatrizes provocadas pelo aumento da massa corporal”, explica Luciana Conrado, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em São Paulo.

“Sem falar nas alterações hormonais que ocorrem nessa fase.” O primeiro passo para proteger sua pele das estrias é saber como elas se formam. O tecido que reveste o corpo é composto de camadas conhecidas como epiderme e derme. É na derme, a mais profunda delas, que se localizam as fibras de elastina e colágeno, responsáveis por toda a firmeza.

Em algumas gestantes, as fibras não acompanham o aumento do volume corporal. Daí, elas se rompem (veja o infográfico). Esse processo se reflete na pele. São as estrias dando as caras. “As avermelhadas são as mais recentes e têm essa cor porque ainda estão inflamadas”, ensina Conrado. Nesse caso, ainda dá para apagar as marcas da gestação. As esbranquiçadas, por outro lado, não têm cura, mas podem ser amenizadas.

O melhor mesmo é prevenir. “Assim, evite o efeito sanfona, beba bastante água para manter o corpo bem hidratado, deixe o estresse de lado e capriche nos alimentos ricos em vitamina C, que estimula a produção de colágeno, e proteínas”, aconselha Maria Regina, terapeuta estética do Rio de Janeiro. Cremes hidratantes também são aliados bastante eficazes nessa batalha. Isso porque possuem substâncias que contribuem para a regeneração da pele.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

20 semanas de gestação = 5 meses


Oba! Você está na metade do caminho! E, no caso de você não acreditar que 20 semanas é um marco importante para celebrar, considere que é mais longo do que um semestre na universidade, ou algum relacionamento que você pode ter tido no ensino médio. Parabéns! Esta é também a semana que você poderá ver o seu Bambino pelo sonograma (ultra-som), revelando, exatamente, se é ele ou ela. Por que não comemorar com uma garrafa de suco de laranja? Sei que não é tão atraente como uma champanha.

Seu corpo

Tão temidas pela maioria das grávidas, as estrias cutâneas representam um problema estético muito freqüente, uma vez que se calcula que aparecem em cerca de 75% dos casos. São mais freqüentes na primeira gravidez; se não surgirem na primeira gravidez, é raro que o façam depois, salvo que exista um grande aumento de peso, por exemplo, como conseqüência de uma gravidez múltipla. Podem começar cerca do sexto mês, e aparecem principalmente na barriga e nos seios.

As estrias são uma resposta ao estiramento cutâneo. O que acontece é que as fibras elásticas e de colagêno que sustêm e dão resistência à pele se rompem e depois forma-se uma espécie de cicatriz. Além do crescimento rápido da barriga e dos seios, sabe-se que as hormônios que se multiplicam na gravidez influenciam o seu aparecimento.

Apesar de não ser possível prever quem é que vai ou não desenvolver estrias, a predisposição genética constitui um fator muito importante. Infelizmente não existe uma forma segura de preveni-las quando a mulher já tem esta propensão. De qualquer forma, o cuidado da pele é fundamental, pois se a pela estiver seca, as fibras que se encontram na epiderme rompem-se com maior facilidade, ocasionando esses desagradáveis sulcos na superfície. Uma boa medida é aplicar regularmente um creme nutritivo, emoliente e hidratante com vitamina A, óleo de amêndoas, e outros compostos especiais para melhorar a resistência cutânea. Estes produtos aplicados diariamente ajudam a pele a manter-se nutrida e hidratada, ou seja, melhor preparada para suportar o estiramento. Também é recomendável vestir roupa interior que, sem apertar, apóie a barriga e o peito, para aliviar a tensão.

E ele não pára por aí. Outras alterações cutâneas como acne e erupções cutâneas também são comuns durante a gravidez. Portanto, se estiver saindo por toda parte, você não está sozinha e vão sumir em breve.

O seu útero deve estar agora na mesma altura do seu umbigo. Após essa semana, você deverá estar crescendo em torno de 1cm por semana. Os médicos medem o tamanho do útero para ajudar a traçar o crecimento do bebê. Cada médico tem a sua maneira de medir mas o objetivo é o mesmo. Ao saber de suas medidas, não tente ficar comparando com outras mulheres grávidas pois como dito, cada médico mede de forma diferente (uns usam o umbigo como ponto de referência e outros o osso púbico) e cada mulher bem como o seu bebê vai crescer em proporções diferentes.

Seu bebê

Esta é a semana a maioria das mulheres recebe uma notícia muito importante, revelada pelo ultra-som. Se o seu bebê não for tímido, o órgão genital pode ser visto claramente neste ponto. Será que o bebê faz xixi de pé ou sentado? Bom, isso depende de como você estiver, rs... mas, brincadeiras a parte, se você estiver interessada, você pode deixar o consultório sabendo se você está carregando um menino ou uma menina.

Outros destaques desta semana:

Agora o seu bebê já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Muitos bebês já têm uma posição preferida dormir. Alguns tiram uma soneca com o seu queixo descansando sobre seu peito, enquanto outros tiram um cochilo com a sua cabeça para trás. Muitos bebês nessa idade já tem ciclos de sono e atividades, de modo que você pode saber antes de sua chegada se você tem uma coruja da noite ou um pássaro da manhã.

Se o seu bebê é um menino, os testículos dele descem da pelve para a bolsa escrotal. Se for uma menina, seu útero está totalmente formado e do resto das suas "partes" estão em desenvolvimento. (Será que é muita informação?)

Deste ponto em frente, o seu bebê irá destinar a maior parte de sua energia para ganhar peso e, coincidentemente, você também vai! Neste momento a medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 14 e 16cm, tem aproximadamente o tamanho de uma lata de Red Bull (que tem em sua formula uma quantidade demasiada de cafeína para uma mulher grávida tomar, ou seja, fique longe). O peso do feto é agora de 290g aproximadamente.

Sua vida

Ser mãe é um papel muito importante que o Senhor escolhe para dar a muitas mulheres. Às mães é dito que amem seus filhos em Tito 2:4-5, que diz: “Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” Em Isaías 49:15 a Bíblia diz: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre?” Quando se começa a ser mãe?

Os filhos são presentes do Senhor (Salmos 127:3-5). Em Tito 2:4, aparece a palavra grega “phileoteknos”. Esta palavra representa um tipo especial de “mãe-amor”. A idéia que esta palavra evoca é de “preferir” nossos filhos, “cuidar” deles, “alimentá-los”, “abraçá-los” com amor, “satisfazer suas necessidades”, “amavelmente ser amiga” de cada um como único vindo da mão de Deus. A Escritura nos ordena para que vejamos “mãe-amor” como nossa responsabilidade. A palavra de Deus ordena tanto às mães quanto aos pais para que façam várias coisas na vida de seus filhos, dando:

* Disponibilidade – manhã, tarde e noite (Deuteronômio 6:6-7).
* Envolvimento – interagindo, colocando pontos de vista, pensando e processando a vida juntos (Efésios 6:4 ).
* Ensinamento – sobre as Escrituras, a visão bíblica do mundo (Salmos 78:5-6, Deuteronômio 4:10, Efésios 6:4 ).
* Treinamento – ajudando o filho a desenvolver habilidades e descobrir seu potencial (Provérbios 22:6).
* Disciplina – ensinando o temor do Senhor, ensinando seus limites de forma consistente, amorosa e firme (Efésios 6:4 , Hebreus 12:5-11, Provérbios 13:24, 19:18, 22:15, 23:13-14, 29:15-17 ).
* Nutrição – provendo um ambiente de constante apoio verbal, liberdade de falhar, aceitação, afeto e amor incondicional (Tito 2:4, II Timóteo 1:7, Efésios 4:29-32, 5:1-2 , Gálatas 5:22, I Pedro 3:8-9).
* Exemplo com integridade – vivendo de acordo com o que ensina, sendo um modelo com o qual o filho possa aprender “captando” a essência de um viver piedoso (Deuteronômio 4:9 , 15, 23; Provérbios 10:9, 11:3; Salmos 37:18, 37 ).

Faz bem comer...
Bananas são ricas em potássio, portanto auxiliam a evitar caimbras e o cansaço nas pernas. Mas não como muito pois prendem o intestino se comer demais.
É bom saber...

Como na gravidez tudo fica diferente no corpo feminino, os pés merecem cuidado especial. A mulher deve escolher um modelo de calçado que seja bonito - pois ela deve manter seu charme e estar realmente bela -, mas acima de tudo que lhe ofereça bem-estar e saúde para os pés.

Segundo a ginecologista obstetra Alba Lúcia Ramos Zucco, desde o momento em que a gravidez foi confirmada, a gestante precisa se preocupar com o tipo de sapato que está usando.

"Durante toda a gestação, os calçados devem ser confortáveis, adequados à estação e devem ter um salto discreto de 2 a 4 cm, e base larga".

Para a médica, também se deve evitar as rasteirinhas e os chinelos. "Não são apropriados. O salto é aconselhável - até 4 cm - para melhorar a circulação venosa dos membros inferiores, e facilitar o caminhar".

Um calçado inapropriado pode causar vários problemas durante a gestação, mas não interfere no momento do parto, segundo a médica.

"Sem salto, ocorrem dor nas pernas e problemas nas circulações, nos de salto acima de 5 cm ou muito finos aumento do risco de entorces e quedas, que podem causar traumas tanto para a mãe quanto para o bebê", explica a ginecologista, que desmitifica a crendice de que salto alto causa varizes.

Futuro papai

Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceber que você não é o único a sentir medo de ser pai.

19 semanas de gestação

Seu corpo

Se o seu peito arde cada vez que você come, bebe algo ou se deita, então provavelmente você está lidando com um incômodo muito comum na gravidez, a azia. Felizmente, esta é uma doença que pode ser curada.

Na gravidez, a mulher passa por um processo de retenção de líquido muito grande; a musculatura da junção esôfago-gástrica com essa retenção passa a funcionar de forma mais inadequada, e associado com o crescimento progressivo do útero, faz um aumento da pressão sobre o estômago que é empurrado para cima. Este é o motivo de muito refluxo e da queixa freqüente de azia na gravidez.

Apesar de alguns antiácidos serem considerados seguros durante a gravidez, é aconselhado consultar seu médico antes de tomar algum medicamento.

Seu bebê

Esta semana o seu bebê começa a ganhar volume do que é grosseiramente chamado de "gordura marrom" (tecido adiposo multilocular) que vai manter o bebê aquecido quando ele for despejados de sua confortável casa uterina.

Outros destaques desta semana:

Vernix caseoso, um revestimento branco leitoso,parecido com "requeijão cremoso", formando uma cobertura cremosa que protege a pele da contínua exposição ao líquido amniótico- imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água. Sob o vernix, uma camada de pêlo muito suave e fino chamado laguno agora cobre o corpo do bebê. Este lanugo serve para conservar o calor.

Boa notícia: Os rins do seu bebê estão em pleno funcionamento e a produção de urina começará nesta semana. Más notícias: Isso significa que haverá muitas fraldas em seu futuro. Mas por enquanto você não precisa se preocupar, pois o xixi passa para o líquido amniótico.

Um ultrasom entre as semanas 18 e 22 é realizado para se fazer a checagem do Segundo Trimestre. Essa é uma verificação do tamanho e peso do bebê, bem como análise detalhada do coração, placenta e cordão umbilical. O bebê está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada de seu corpo. Como é um ultrasom "demorado" você pode ter a oportunidade de ver o seu bebê chutando, dando cambalhotas, chupando o dedinho ou se espreguiçando. Se possível, leve o pai para compartilhar desse momento tão bonito. Saiba também que a maioria dos consultórios oferecem a oportunidade de gravar o ultrasom em fita de vídeo, assim, o resto da família também pode ver quem é que está para juntar-se a eles.

Se você está tendo uma menina, a vagina, útero e trompas estão formados e em posição final. Se é um menino, as genitálias devem estar bem claras para um reconhecimento. Em alguns casos, entretanto, é difícil ou impossível de visualizar o sexo do bebê devido à posição em que ele se encontra.

A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 13 e 15cm. O peso do feto é agora de 220g aproximadamente.
Curiosidade sobre a gordura marrom:

No homem, sabe-se que a gordura marrom tem importância significativa nos primeiros meses de vida, nos quais a quantidade deste tecido é abundante e responsável pela produção de calor, protegendo o recém-nato do frio excessivo. Presente em abundância nas áreas do pescoço, tecido peri-renal e glândulas supra-renais, reduz-se a quantidades mínimas no adulto.
Sua vida

Algumas academias percebendo esta demanda tem inclusive projetos específicos para atende as gestantes.

"O objetivo é melhorar a qualidade de vida durante a gestação. Proporcionando atividade física agradável e segura, que respeita a individualidade e o processo gestacional. Período de alterações metabólicas e hormonais, que modificam a resposta à atividade física das futuras mamães", afirma a professora Andreá Faria da academia Fórmula.

Segundo Andreá, existem alguns casos em que exercícios não são indicados. Quando a gestante apresenta risco de parto pré-maturo, sangramento persistente entre o segundo e terceiro trimestre, placenta prévia e pré-eclampsia. Atividade física só com a liberação do médico.

Treinamento com pesos está liberado. Uma gestante saudável, e que já praticava exercícios com pesos, pode prosseguir o treino, respeitando os limites do corpo. "É recomendável diminuir a carga para evitar risco de lesões e aumento desnecessário da freqüência cardíaca. Outra dica importante trabalhar sempre respiração e movimento", ressalta Andréa.

Uma das alterações durante a gravidez é o aumento da freqüência cardíaca. É importante respeitar a intensidade dos exercícios, que não devem ultrapassar 140/150 BPM. Percebeu que está exausta ou ofegante, diminua a intensidade da atividade. A atividade deve ser regular três a cinco dias por semana.

A melhor atividade para as gestantes é a hidroginástica. A água diminui o impacto, alivia o peso corporal, auxilia na circulação linfática estimulando a linfa, relaxamento da musculatura. Outras atividades indicadas pilates, yoga, caminhada e musculação.

Abaixo uma lista de alguns dos vários benefícios da atividade física:

* Melhora na circulação sanguínea;
* Redução do inchaço (na água);
* Fortalecimento da musculatura abdominal;
* Melhora da postura e equilíbrio postural;
* Alívio do desconforto intestinal;
* Diminuição das dores lombares;
* Maior controle respiratório;
* Controle do aumento do peso corporal;
* Aumenta a resistência para as exigências físicas da gestação;
* Melhora no condicionamento cardiorrespiratório e de resistência muscular;
* Facilita a recuperação pós-parto.

Faz bem comer...
Espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo, e outras fontes de ácido fólico. Você deve continuar ingerindo Ácido fólico, ou vitamina B9, até o fim da gravidez. A falto desta vitamina pode causar: anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.
É bom saber...
A maioria dos desejos alimentares durante a gravidez não são prejudiciais e normalmente não levam a deficiências nutricionais. Aprecie os alimentos saborosos, mas certifique-se de comer pelo menos o número recomendado de porções de cada grupo alimentar. As aversões também são comuns. Se você não pode tolerar certos alimentos nutritivos, tente substituir por outros do mesmo grupo. Dessa forma não lhe faltarão os nutrientes importantes.

Futuro papai

Você já é capaz de sentir os movimentos do bebê! Pode estar pensando se será um bom pai. Deve estar muito preocupado, especialmente se não teve um bom exemplo de pai quando era criança. Esse tipo de preocupação é muito comum entre os homens. Não se preocupe, pois há tempo para você aprender. Discuta sobre isso com sua mulher e amigos que já tenham vivido essa experiência. Se você teve uma educação muito severa e errada, não culpe os seus pais. Vá à luta e procure se reeducar. A semente que você vai colocar no mundo vai tender a ser a sua imagem e seguir os seus exemplos. Eu creio que a melhor dica para ser um bom pai é ler a bíblia e falar de Deus para seus filhos todos os dias. Leia Deuteronomio 11:18-28 . Mãos à obra, papai!

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008