quinta-feira, 25 de junho de 2009

SEXO DURANTE A GRAVIDEZ

Você sabia que os seres humanos fazem parte de um grupo muito especial de mamíferos porque, entre outras coisas, são os únicos que mantém relações sexuais durante a gestação? Segundo os especialistas, esse comportamento faz toda a diferença, pois transforma o sexo não só num meio de reprodução e fonte de prazer, mas também em um ato de amor. Porém, com um bebê entre os dois, muitos homens e mulheres se vêem cercados de dúvidas durante o período de gestação e no pós-parto.

1. Transar faz mal ao bebê? Pode machucá-lo?
Não só não faz mal, como não existe a possibilidade de machucá-lo. O bebê está bem protegido dentro do útero e o pênis, com a penetração, não consegue atingi-lo. Se tudo corre bem, não há motivo nenhum para que o sexo seja evitado. Ao contrário. Ele deve até ser incentivado, pois é através do ato sexual que o casal pode exprimir afeto e cumplicidade.

2. Existe alguma posição mais adequada para se ter relações sexuais durante a gestação?
Até o 4º ou 5º mês podem ser as mesmas posições com as quais o casal está acostumado. De qualquer forma, é interessante que a penetração não seja profunda para que o pênis não encoste no colo do útero. Porém, com o crescimento da barriga, as posições de lado ou por trás podem ser mais confortáveis do que a tradicional papai-e-mamãe. Além disso, elas também não permitem uma profundidade excessiva do pênis.

3. Pode se ter relações até o fim da gravidez? Não tem problema de acelerar a hora do parto?
Pode sim, sem problemas, até mais ou menos, duas semanas da data prevista. A partir daí, começa a haver a dilatação do colo do útero e uma relação poderia acelerar o processo. Isso porque o sêmen contém substâncias conhecidas como prostaglandinas que podem provocar contrações uterinas.

4. É comum diminuir o desejo durante a gestação?
Ao contrário. Em geral, a libido aumenta durante esse período e a mulher tem mais vontade de transar. Há um aumento da sensibilidade e a vagina fica mais úmida. Se o desejo diminuir ou até mesmo desaparecer, pode ser que a mulher esteja revelando algumas dificuldades em lidar com sua própria sexualidade. Mas essas dificuldades não "nasceram" com a gravidez. "Muito do comportamento feminino em relação ao sexo na gestação também depende de como essa mulher lida com o papel de mãe.", diz a dra. Clarice Skalkowicz. Algumas pensam mais ou menos assim: "Mãe que é mãe não transa porque é uma santa e, portanto, não pode se interessar por sexo".

5. Por que muitos homens deixam de desejar a mulher quando ela fica grávida?
Isso pode acontecer, mas a falta de desejo, em geral, não está ligada à gravidez propriamente dita. Muitas vezes, o homem evita manter relações sexuais, não porque rejeite sua parceira, mas até por medo de ferir o bebê, assim como muitas mulheres. Por incrível que pareça, esse é o motivo mais comum. Nada melhor do que uma boa dose de informação para acabar com a abstinência. O comportamento masculino também depende muito de como a própria mulher lida com essas questões. Se ela demonstra que não liga para o sexo ou não cuida do próprio corpo, ele também pode se desinteressar. Entretanto, esse caso é mais raro.

0 comentários:

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008