quarta-feira, 26 de agosto de 2009

As visitas na maternidade

Respeitar os horários e não fazer do quarto da futura mãe uma sala de convívio familiar são algumas regras que o pai deve impor.

A hora das visitas é a hora de “confusão” nas instalações hospitalares e as maternidades não fogem geralmente a esta “peste”. Barulho, confusão, muitas pessoas... e o não respeitar de todas as regras estipuladas pela instituição hospitalar. As mais primárias regras de educação esquecem-se e as próprias visitas acabam por se sentir incomodadas com a confusão. As pessoas na sua ânsia de visitar os seus familiares esquecem-se que o hospital existe para servir quem está dcoente e não para ser um ponto de encontro de uma zona comercial.

O respeito pelos visitados

As visitas visam dar uma hipótese aos familiares e amigos dos internados, de estarem com estes e de se informarem do seu estado de saúde. No caso das maternidades, familiares e amigos, para além de visitarem a recente mamã, pretendem conhecer o novo membro da família. A maior parte das instalações hospitalares permite que duas ou três pessoas estejam com a parturiente, dentro do horário de visita estipulado. Esse horário deverá estar afixado em lugar visível e, em caso de dúvidas os visitantes devem consultar o pessoal do hospital para que não haja enganos.
Durante o horário da visita deverão evitar conversar em voz alta, ter discussões ou provocar ruídos que possam incomodar os visitados ou outros internados, caso a doente não se encontre num quarto privado.

Não monopolizar o tempo

Nas visitas à maternidade é muito comum as pessoas quererem monopolizar todo tempo da visita. Todavia, nestes casos, é importante recordar que uma visita a uma recém-mamã, se pode considerar diferente de uma outra a um paciente internado.
Quando nasce um bebé, toda a família e amigos se movimentam para conhecer o pequenito e, assim, é natural que o número de visitantes seja muito superior ao de outro qualquer internado. Há ainda a considerar que a parturiente tem um número de dias muito limitado de internamento – cerca de três – e todos a querem visitar neste espaço de tempo tão limitado para conhecer o bebé. Para que todos o possam fazer e dado que as visitas são rotativas, o pai deve sempre que necessário pedir aos visitantes que limitem o seu tempo de visita para que outros possam entrar.
Muitas vezes as visitas esquecem-se “ou fingem” que não são únicas e “assentam arraiais” como se a “prendinha” que levaram para a criança funcionasse como “bilhete a tempo inteiro” para o horário da visita. Nestes casos, o pai deve relembrar as vezes necessárias à visita, que outros amigos ou familiares aguardam ansiosamente a sua vez para conhecerem o pequenito.

Direito a descansar

Independentemente do tipo de parto a que a recente mamã foi sujeita, é importante que as visitas compreendam que ela está esgotada, certamente com dores e desejando um pouco de paz. Se os visitantes querem conversar entre si, é melhor que o façam na recepção ou no bar do estabelecimento hospitalar. O pai deve relembrar, se necessário for, que a mulher tem algumas queixas devidas às contracções do pós-parto (dores tortas), que está um pouco fraca devido ao sangue que perdeu e que o médico recomendou que as visitas fossem curtas e silenciosas.

Privacidade e intimidade

Considerando também o início da amamentação é natural que a recente mamã tenha de amamentar o seu bebé durante o período da visita. Se esta situação acontecer, o pai deve solicitar aos presentes que saiam para que a mamã possa oferecer a amamentação ao seu bebé. Muitas mamãs têm pudor de mostrar o peito em público, pelo que podem adoptar posições ilógicas para poder dar de mamar ao seu bebé, enquanto se tentam proteger dos olhares.
Na hora do lanche ou do jantar, a mamã também se pode sentir incomodada de comer em frente das visitas, e mais uma vez, o pai deve pedir para que se despeçam para que esta coma calmamente à sua vontade. É importante que o pai organize as visitas de familiares e amigos antes que, pela sua timidez, estas possam vir a prejudicar a mamã e o bebé.

A importância das primeiras horas

O internamento na maternidade representa as primeiras horas da nova família. Esse tempo não deve desperdiçar-se apenas com as visitas. O casal necessita de tempo em privado para conhecer o seu bebé e o bebé necessita calma e muito amor para reconhecer o “cheirinho a mamã”, aprender a pegar no peito, sentir as primeiras carícias, reconhecer a voz do papá e sentir-se aconchegado no peito da mamã e relembrar as batidas do seu coração. A tríada mamã-bebé-papá inicia agora os seus primeiros passos. Não esqueçamos que embora as visitas daqueles que nos amam sejam sempre importantes, não devem fazer com que percamos as primeiras horas com o bebé.

0 comentários:

Blogger template 'FlowerFlush' by Ourblogtemplates.com 2008